Era uma vez, uma comissária de voo que me deixou… Assustado!
Sabe aquele frio na barriga? Quando aparece um desafio enorme na sua frente, onde terá que fazer algo que nunca fez…
Foi assim que me senti quando a Cmra Paula Green me procurou para fazer um processo de Mentoring. Afinal, ela já atuava como comissária da TAM quando a conheci, que foi quando viajei a São Paulo para realizar meu processo seletivo, lembro até hoje dela me desejando “boa sorte” para o dia seguinte.
A Paula foi Cmra da TAM por 10 anos e em uma redução de quadro da Cia. acabou saindo.
Ela amava esta profissão mais do que tudo, não se imaginava fazendo outra coisa, queria voltar a voar, ter suas asas cortadas lhe doía muito.
Como excelente profissional que sempre foi, (tive a oportunidade de voar a seu lado em voos internacionais) conseguiu inúmeras pessoas que a indicassem e assim fez seleções na Avianca e na Azul.
Porém, algo estava errado, e, ela não sabia o que era, afinal, deu o seu máximo nos processos seletivos que participou, e o resultado das duas seleções foi negativo. Como poderia toda aquela experiência não ajudá-la a reconquistar suas asas?
Ela literalmente vivenciou a história da fênix. Precisou se reinventar! Mas como?
Foi aí que eu entrei na história. Quando ela me procurou, querendo fazer o Mentoring (meu programa de alta performance para comissários) pensei na hora: precisarei dar muito mais que meu máximo e realmente será um teste para minha metodologia.
Eu pensava na dor dela de ter perdido suas asas de forma inesperada, ao mesmo tempo que via seu ímpeto em reconquistá-las. Ela teve uma humildade gigantesca ao me procurar e percebi de cara que ela ia me colocar fora da minha zona de conforto.
Oba, vem aprendizado por aí…
Vou ser sincero, tremi de medo de não conseguir ajudá-la! Dormi algumas noites pensando que eu não poderia deixá-la sem obter resultados, então eu estudei, estudei e estudei… talvez ela tenha me ensinado muito mais do que eu a ensinei. E por isso eu lhe devo um MUITO OBRIGADO!
A Paula também saiu de sua zona de conforto, se inscrevendo em cursos como o Workshop Plano de Voo FLIGHT e o curso de Desinibição e Oratória oferecidos pela FLIGHT escola de aviação, acho interessante contar que apesar da Paula estar em formação em Letras, ela não acertou nem metade das questões da prova de Português e ao realizar o seu feedback, ela pode perceber que seu estado emocional e consequentes comportamentos necessitavam de (muito mais) atenção, tanto quanto seus estudos sobre conhecimentos específicos.
Mudando algumas atitudes em sua rotina e adotando uma nova postura ao vivenciar situações, ela conseguiu alcançar o “modelo” ideal que a aviação estava procurando, neste momento. Livrou-se de erros cometidos nos processos anteriores.
E com total controle sobre suas emoções, passou tranquilamente por sua seleção, conseguindo demonstrar todo potencial que carregava com ela.
Hoje eu e a Paula, podemos olhar pra trás e ver o lindo caminho que trilhamos juntos até que ela conseguisse suas asas de volta, para então voltar a fazer aquilo que mais ama, VOARRRRRR
Assim como eu e a Paula vivenciamos medos, você pode estar em um momento de incertezas, de desafios, de achar que você não é (mais) capaz disso ou daquilo. Independentemente do que esteja passando, escolha a AÇÃO, e busque sempre evoluir e aprender, não esqueça da humildade de que não sabemos tudo, e que os desafios na verdade são oportunidades disfarçadas.
Tenha excelentes voos Paula, nos vemos na rota!!! Como deve ser!
Essa missão caminha para uma flexibilização de inumeros aspectos, que deixará as companhias aéreas com maior folego financeiro, o que facilita sua retomada. A recuperação acontecerá bem mais rápido do que alguns preveem.
QUER ESTAR PRONTO PARA SUA PRÓXIMA SELEÇÃO? CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.
[maxbutton id=”1″]
QUER SER CHAMADO PARA UM PROCESSO SELETIVO? SIMPLES, TENHA UM CURRÍCULO ATRAENTE. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA UMA OPÇÃO DE CONSEGUIR ISSO.
[maxbutton id=”2″]
Penso que na história da Cmra Paula Green, reflete a história de muitos…O voltar nunca é fácil, exige maior esforço em tudo, o que parecia pratica comum diária se torna em certo momento engessada, é uma questão de readaptação…, então é rever e reaprender o passo a passo…Penso também que o medo e receio nos faz pensar e nos coloca em ponto de equilíbrio, pois vemos que temos que aprender para enfrentar este e novos obstáculos e ao dar o primeiro passo que é muito importante, você se expõe e começa a aprender…
Bons voos….
#Vamooo….