Esse é o segredo de onde realmente acontece o Processo Seletivo.
Ao pensarmos em um processo seletivo de comissários de voo, a imagem que vem a nossa mente é vários candidatos de traje social e com seus curriculos em mãos.
Alguns com sorriso no rosto como se estivessem em um comercial de creme dental, outros com um olhar compenetrado pela ansiedade e pressão do momento e até mesmo aqueles com olhar perdido e um semblante de que literalmente não sabem o que estão fazendo ali.
Porém muitas pessoas seguem acreditando que para serem aprovadas só precisam conseguir boas notas nas provas que virão.
A verdade é que para entender o que realmente é avaliado em um processo seletivo é necessário compreender que comissários de voo representam a imagem da empresa para seus clientes, e isso é demonstrado através de seus comportamentos.
E para selecionar pessoas que estejam alinhadas com o que a companhia aérea espera, alguns testes são realizados, que vão muito além de simples provas de multipla escolha.
As provas são válidas para determinar que os candidatos tem ao menos o conhecimento básico necessário, porém elas são importantes ferramentas de avaliação de comportamento.
Afinal de contas sua reação em um auditório lotado, realizando provas, com tempo limitado, depois de ter investido tanto por esta oportunidade é no minimo uma situação de pressão bastante estressante, o que é perfeito para avaliar o seu comportamento.
Mas a grande verdade é que processo seletivo vai muito além disto, e a maior parte de sua avaliação ocorre onde se menos espera.
Todos irão passar pela recepção, irão subir ou descer alguma escada, entrar em um elevador entre tantas outras situações que passam despercebido porém mostram muito sobre o comportamento das pessoas.
Existem diversos relatos sobre recrutadores infiltrados, apenas observando, sendo o bom dia que você não deu para o porteiro, o corrimão da escada que não segurou( segurança em primeiro lugar), ou até mesmo sua ansiedade em tomar água primeiro que todos durante um intervalo.
O fato é que o processo seletivo acontece desde o momento em que você entra no uber para ir a companhia aérea, e até mesmo na noite de descanso que você teve antes disso.
Acontece em todos os momentos, e por isso que não é algo que se aprende com dicas e sim com um plano de desenvolvimento constante, para que entenda mais sobre você e qual imagem você tem demonstrado.
É como dizem, os detalhes fazem toda diferença.
Este pode não ser o melhor momento para se falar de processo seletivo, mas com certeza é o momento certo de se falar em preparação.
A aviação em breve irá retomar e novos processos seletivos irão acontecer. Não importa o quanto eles possam mudar, o comportamento sempre será avaliado.
Os próximos aprovados já iniciaram sua preparação, e você está esperando o que para isso?