O futuro da Aviação?
O atual momento do qual o setor aéreo está passando é sem sombra de dúvidas um dos mais desafiadores. A crise instalada pela pandemia do coronavírus reduziu drasticamente o número de passageiros, trazendo consigo um enorme desafio para as companhias aéreas. E nesse momento de incertezas a dúvida que surge é, qual será o futuro da aviação?
É fato que todos os dias surgem projeções e estatísticas das quais buscam respostas para esta questão. Porém não se trata apenas de equações matemáticas, existem muitos fatores envolvidos e é sempre difícil prever como vai ser o comportamento das pessoas após a quarentena ou ao aprender a conviver com o cenário atual.
Contudo analisamos possíveis cenários com base no que está acontecendo e o que seria bastante provável e racional que aconteça, ao qual demos o nome de 3 ondas.
A primeira Onda:
Esta primeira onda é o que vemos neste exato momento, onde com o fechamento de fronteiras e a grande maioria das cidades em quarentena, a demanda é quase inexistente.
As companhias aéreas que antes operava mais de 600 voos diários hoje estão apenas com 25 a 30, operando apenas uma malha aérea essencial acordada juntamente com a Agência nacional de aviação civil.
Este fenômeno é compreendido, visto que enquanto não tivermos uma vacina eficiente, e com o aumento no número de casos de covid-19, o mais sensato agora é priorizar a saúde e a segurança de todos.
A segunda Onda :
A segunda onda se inicia quando as cidades começarem a sair da quarentena, ocorrendo assim uma retomada gradativa dos passageiros caso as companhias aéreas sobrevivam financeiramente a primeira onda. Porém é fato que esta retomada será lenta enquanto as pessoas não se sentirem seguras e a economia estiver fragilizada.
O cenário que teremos é uma grande oferta de assentos e uma procura ainda escassa por parte das pessoas. Isso torna provável que o valor das passagens sofra uma queda brusca em comparação com o período antes da crise.
Esta é a clássica lei da oferta e demanda, o que irá fazer com que as companhias aéreas disputem os poucos passageiros que têm, entrando assim em uma guerra de tarifas.
O grande problema disso é as empresas oferecerem valores muito baixos para atrair os passageiros, e por consequência operações que não serão sustentáveis, podendo levar a falência companhias aéreas fragilizadas financeiramente.
A partir deste momento, caso a demanda ainda continue abaixo do esperado por muito tempo começamos a entrar na próxima onda.
A terceira onda:
A terceira onda é o cenário do qual as companhias aéreas precisam reduzir de tamanho e reduzir custos. Assim começarão o processo de devolução de seus aviões e diminuição de seus funcionários.
Porém uma vez que estas aeronaves estiverem a disposição no mercado e inúmeros profissionais prontos para trabalhar nelas, é o momento em que torna-se favorável o surgimento de uma nova companhia aérea.
Essa por sua vez terá uma situação financeira melhor do que as companhias existentes, absorvendo assim os aviões e a mão de obra disponível.
Contudo o que de fato sabemos é o quanto a aviação é fundamental para nossa sociedade, e que ela retornará em breve, porém diferente do que estávamos acostumados.
Embora estejamos vivendo um momento de baixa deste setor, é esperado que esta demanda futura irá proporcionar oportunidades para quem busca uma carreira nesta área.
E mais do que nunca se faz necessário saber utilizar este momento, e focar em estar preparado para quando aviação voltar a contratar.
QUER ESTAR PRONTO PARA SUA PRÓXIMA SELEÇÃO? CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.
[maxbutton id=”1″]
QUER SER CHAMADO PARA UM PROCESSO SELETIVO? SIMPLES, TENHA UM CURRÍCULO ATRAENTE. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA UMA OPÇÃO DE CONSEGUIR ISSO.
[maxbutton id=”2″]