fbpx

As 4 formações dos comissários de bordo

Quando nós pensamos sobre o conceito de formação a noção inicial costuma ser associada à ideia acadêmica ou profissional, que podem ser cursos ou até uma graduação. Mas você já se perguntou quais formações você precisa para ingressar na carreira de comissário de voo?

Talvez você esteja se questionando, afinal que formações seriam estas? Se pensou no curso de comissário, prova da Anac, Certificado Medico aeronáutico e CHT(certificado de habilitação técnica) sua conclusão é parcial. Quando estamos falando da formação de comissários de voo precisamos nos desapegar de certificados. Leia este artigo na integra e entenderá o significado do que estou dizendo.

-Formação Técnica

O curso de comissário de voo que segundo consulta publica disponibilizada pela ANAC ( caso seja aprovada) tende a não ser mais necessária, apenas te ensina a passar na prova para obter sua licença e não a realidade da profissão, apesar de exigir dedicação, tempo e dinheiro ele é apenas um primeiro passo dessa jornada.

A grande verdade é que ”aquilo que te leva até a escola de aviação, não é a mesma coisa que te leva até a companhia aérea” .

A formação técnica é o mínimo que você deve ter para se candidatar a uma vaga de comissário de voo e vale lembrar que seu nível de idioma é um pré requisito técnico sempre pedido pelas companhias quando abrem um processo seletivo.

-Formação Humana

Esta é sem sombra de dúvidas a formação mais importante e a menos explorada pelos aspirantes a comissários de voo e ela compreende muito do que é explorado pelos selecionadores durante uma seleção.

O fato é que quando você ignora esta formação acaba por não entender como funciona um processo de contratação de comissários de voo, que afinal de contas são pessoas que trabalham, se comunicam e cuidam de outras pessoas.

É fundamental que você procure saber identificar suas habilidades, o que você tem de melhor e o que precisa se desenvolver mais. Assim você aprimora seu autoconhecimento, melhora suas relações e a maneira como você interage com os outros.

Afinal de contas sua aprovação deve ser uma consequência do profissional que você é e das habilidades que você possui!

-Formação Complementar

Ser chamado para um processo seletivo na grande maioria das vezes não é algo fácil e é nesse momento que você deve investir além do curso de comissário de voo, pois aqui voltamos a ao fato de que ter apenas a formação técnica te torna igual a todos os outros candidatos.

A falta de dinheiro costuma ser o fator principal pelo qual as pessoas não se atentam a importância de uma formação complementar, mas você já parou pra pensar em o quanto tem gasto seu tempo e dinheiro com outras coisas e tem deixado de investir naquilo que realmente importa para alcançar seu objetivo?

Tenha em mente que você precisa se destacar na multidão e isso acontece ao realizar cursos que complementam o perfil deste profissional, ou seja, cursos que não constam na formação inicial, mas que são atrativos para a companhia aérea. Lembre-se não ter uma formação complementar faz com que você perca oportunidades !

-Formação de Atualização 

Se atualizar de forma constante é algo que faz parte da carreira de comissário de voo sendo em suas revalidações anuais, treinamentos constantes de combate ao fogo, marinharia e procedimentos de evacuação que sempre viabilizam reforçar o que já se foi aprendido.

Porém, em sua grande maioria, buscar apenas esse tipo de formação não te traz nada de novo, é o que chamamos de ”mais do mesmo”, e isso traz uma ilusão de que você está criando um currículo diferenciado. Então nem sempre sair correndo atras de cursos que já foram vistos na escola de aviação é a melhor opção neste momento.

Contudo isso também mostra que você é uma pessoa que busca se atualizar e isso é bem visto pelos selecionadores, de maneira geral cursos de atualização também podem ser uma forma de você se manter alinhado com seu objetivo de ser comissário de voo.

Portanto seja criterioso com relação a frequência com a qual realiza formações de atualização.

O equilíbrio entre as 4 formações é o que definitivamente faz com que você seja chamado para um processo seletivo.

Agora que você compreende mais sobre as formações dos comissários de voo é o momento ideal para refletir sobre quais delas você precisa aprimorar para conquistar suas tão sonhadas asas.

Quer entender mais sobre o assunto, assiste o vídeo abaixo:



QUER ESTAR PRONTO PARA SUA PRÓXIMA SELEÇÃO? CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

[maxbutton id=”1″]

QUER SER CHAMADO PARA UM PROCESSO SELETIVO? SIMPLES, TENHA UM CURRÍCULO ATRAENTE. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA UMA OPÇÃO DE CONSEGUIR ISSO.

[maxbutton id=”2″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *