fbpx

Quer ser comissário de bordo? Saiba mais sobre a profissão

Quem nunca sonhou em viajar pelo mundo, conhecer lugares incríveis e ainda ser pago por isso, não é mesmo? Entretanto, não é bem assim que funciona, tampouco é tão fácil…

Ser comissário de bordo requer muito esforço, habilidades técnicas e, acima de tudo, habilidades humanas, ou mais precisamente, soft skills.

Mas afinal de contas, quais são as funções de um comissário de bordo?

E pra você que sonha em ser comissário de voo e sabe da importância que conhecer a aeronave da qual você vai voar fará toda diferença!

Diferentemente do que todos pensam, os comissários de bordo não estão na equipe apenas para servir os passageiros, uma vez que sua principal responsabilidade é ser um agente de segurança. O profissional é responsável por receber os passageiros, auxiliar na disposição das bagagens, transmitir as informações de segurança para que a viagem seja tranquila, além de cuidar do bem-estar das pessoas.

Qual é a remuneração do profissional da área?

O salário médio é em torno de R$ 5.000,00, mas há uma variação de valores de acordo com a companhia aérea, metas, se o voo é nacional ou internacional e o tempo de experiência ramo. A base de dados é do Anuário Brasileiro de Recursos Humanos para Aviação Civil, do Instituto Brasileiro de Aviação.

Publicação relacionada – Quanto ganha um comissário de voo?

Quais são os pré-requisitos para ser comissário de bordo?

Existem diversos requisitos técnicos necessários para realizar o processo seletivo, visto que a profissão exige diversos certificados e habilidades que são essenciais.

Primeiramente, o candidato deve realizar um curso de comissário de bordo em qualquer escola certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Para fazer parte do processo, é necessário também ter o ensino médio completo e 18 anos. Falar inglês é fundamental para a profissão, mesmo que não seja um pré-requisito obrigatório.

Publicação relacionada – Inglês, como obter aprendizado acelerado

Depois de realizado o curso, existe o teste realizado pela ANAC para receber a certificação da entidade. Após a aprovação, o candidato recebe o Certificado de Conhecimento Teórico (CCT).

Exames médicos e psicológicos são realizados também e tem um custo para o candidato. Passando por esta etapa, o candidato recebe o Certificado Médico Aeronáutico (CMA).

Contudo, não só as habilidades técnicas são necessárias, pois existem situações nas quais o comissário de bordo deve estar preparado. As habilidades humanas são imprescindíveis, visto que os comissários lidam com uma pluralidade de indivíduos e comportamentos. Ter uma boa comunicação, ser paciente, saber trabalhar com pressão e saber gestão de pessoas é fundamental para que o profissional da área tenha êxito.

Publicação relacionada – Habilidades cruciais para ser comissário

E como é o mercado para quem quer ser comissário de bordo?

Com o aumento de cursos, a concorrência aumentou bastante. Todavia, o profissional preparado sempre tem boas chances de conseguir a tão sonhada vaga em uma companhia aérea. No Brasil as certificações são obrigatórias, porém, nas empresas internacionais, não são necessárias as documentações da ANAC. Entretanto, a fluência em idiomas estrangeiros é requisito básico.

Existe um evento chamado open day que atrai centenas de pessoas por todo o Brasil. Ele ocorre de uma a duas vezes no ano e tem um alto grau de exigência. A proposta é justamente realizar seleções para companhias aéreas de grande porte internacionais como Emirates, Etihad Airways, Qatar Airways, entre outras.

Publicações relacionadas:

O que chama atenção no seu currículo?

As 4 formações dos comissários de bordo

Esse é o segredo de onde realmente acontece o Processo Seletivo

Quer saber mais sobre a profissão de comissário? Siga Mentor Luciano no Instagram e Facebook.

Faça parte do nosso canal do Telegram clicando aqui.

Se inscreva no nosso canal do YouTube para receber mais informações e assista nossas transmissões ao vivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *