Você sabe o que mais reprova em um processo seletivo?
Aos que buscam ingressar na carreira de comissário de voo, sabem que enfrentarão o temído processo seletivo na companhía aérea, este tema por sua vez é cercado de muita especulação e teórias.
E isso acontece justamente pela grande quantidade de candidatos que são reprovados sem saber o real motivo, por vezes colocando a culpa na própria empresa, ou achando que foi apenas pela nota da prova.
Mas o fator que mais reprova acaba sendo um dos que menos estas pessoas buscaram melhorar, e eu não estou falando de usar barba ou não, cor de batom, cor da gravata ou do lenço, etc..
O fator que mais reprova pessoas em uma seleção é o comportamento!
A companhia aérea cuida e investiga muito se o seu comportamento está alinhado com o que ela deseja em seus tripulantes.
E estar alinhado, significa ter atitudes que condizem com os valores da companhia.
Cada vez mais o mercado de trabalho busca pessoas que se identificam com os valores que as empresas propõe, com os desafios que a empresa tem que vencer e com aquilo que é verdadeiramente importante para ela.
Os comissários de voo estão dentro de um avião para desempenhar o papel da segurança, mas ao mesmo tempo eles tem uma função comércial.
Atualmente o passageiro compra a passagem no site, faz o check in pela internet, chega no seu portão de embarque e ouve um olá do agente de aeroporto, e este foi o primeiro contato humano que ele teve com a alguém da companhia aérea.
E ao entrar na aeronave acontece um efeito, ele larga as chaves da vida dele na sua mão ( companhia aérea).
Ele estará em uma máquina que vai tirar ele do chão, correndo a 300km/hr pra decolar, e que lá em cima chegará a quase 900.
Além disso, cheio de combustível, e ele amassado com um monte de pessoas neste ”charuto com asas” .
Aonde este passageiro não tem controle sob absolutamente nada que acontece, e esta situação por sí só, já motiva ele a ficar muito atento, em um estado de alerta.
Somando a isso ao fato de que, agora ele está consumindo aquilo que ele comprou na internet, que é ir do ponto A para o ponto B de avião.
E quando ele desembarcar, a experiência dele durante o voo, é o que ele vai levar de imagem da companhia aérea.
Logo, a companhia aérea é muito preocupada com a forma que este atendimento será realizado, e com esta imagem que o passageiro irá levar.
E esta imagem não se trata da cor das poltronas, mas sim do comportamento dos comissários, porque lembramos que como ele estava em um ambiente hostíl, o tripulante é a referência da empresa para ele.
Isto porque cada estalo que o avião faz, cada turbulência, é automatico, eles vão olhar para o comissário.
Como se o rosto fosse um termomêtro que representa esta situação.
E ao entender isso, convenhamos que faz total sentido que durante um processo seletivo eles avaliarem o que seu rosto e atitudes transmitem.
Definitivamente eles vão investigar isso, e não levar a sério este fator, tem sido a maior causa de reprovações de candidatos.
E mais uma vez reforço a importância que este momento tem. poís os próximos aprovados nos futuros processos já começaram sua preparação.
*Acesse nossos simulados de banca da Anac e esteja preparado para ser aprovado em sua prova, além disso temos simulados de inglês e uma biblioteca exclusiva com titulos que vão te ajudar no seu desenvolvimento nesta carreira.
Quer saber mais?